Tronco de árvore.

Caminhos de cura e plenitude na tradição druídica

Esta apresentação pretende reunir algumas pistas que nos ajudem a compreender a espiritualidade druídica como uma via de reconciliação com o corpo, com a mente e com toda a rede de interdependência.

A partir das nossas mitologias, dos valores do movimento mesodruídico e das práticas que caracterizam o druidismo moderno, vamos identificar alguns saberes propícios a uma dinâmica de cura e também questionar o próprio conceito de “saúde” no plano pessoal e colectivo, no cruzamento entre as mundividências celtas e a Ideia do mundo presente.

Poderemos nós ser inteiramente saudáveis enquanto a Terra, a sociedade ou a nossa ancestralidade estiverem em desequilíbrio? Serão os nossos ritos e demais compromissos druídicos também actos de cura? O que seria da nossa prática se a centrássemos, não numa noção romantizada e distante da Natureza, mas no próprio corpo?

Tive o prazer de falar sobre este tema no dia 30 de Outubro de 2021 no âmbito do XII Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta. Segue-se a gravação desse momento.