A Via Druídica: Tradição, Inspiração e Transformação
Solstício de Verão 2024 @ Casa de Lyra
A figura dos antigos druidas exerce desde sempre um irresistível fascínio sobre o nosso imaginário coletivo e mostra-se, nos dias de hoje, mais relevante do que nunca. A sabedoria inspirada pelas narrativas e pelas paisagens do contínuo cultural celta sugere-nos a possibilidade de nos tornarmos, também nós, conhecedores dos mistérios do Carvalho.
Mas, afinal, para nós que vivemos no século XXI, o que significa ser druida? Que ligações existem entre o passado e o presente nesta tradição espiritual que coloca a Inspiração no centro da sua prática — e que, por isso, está em constante transformação?
No limiar do Bosque, onde coexistem todas as possibilidades, vamos seguir algumas pistas sobre aquilo que espera cada praticante à medida que se adentra na sua aventura pela via druídica. Uma via que nos revela um mundo povoado por inúmeras existências e uma densa teia de interdependências, com vista à Paz em todos os círculos: íntimo, social e ecológico. Uma espiritualidade que não recusa nenhuma das camadas do Corpo, mas que celebra cada sentido como um portal de iniciação.
Esta palestra aconteceu no passado dia 26 de Junho de 2024, no âmbito das celebrações do solstício de Verão da Casa de Lyra, e o registo em vídeo encontra-se disponível abaixo. O meu muito obrigado pelo generoso convite!